O serviço de atenção farmacêutica ao paciente chagásico tem a função de esclarecer às duvidas, dispensação do benzonidazol, orientação e atendimento farmacêutico.
Realiza monitorização de parâmetros hematológicos e bioquímicos durante o tratamento e realiza a monitorização das taxas sorológicas através do teste sorológico ELISA, como também em cada atendimento são realizadas aferição de pressão e verificação de peso.
O serviço conta com duas parcerias principais, a saber, o ambulatório de cardiologia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), representado principalmente pelo Dr. Francisco Marcondes Tavares da Cruz, e o Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA-CE). O ambulatório de cardiologia do HUWC é o responsável pelo acompanhamento médico destes pacientes, compreendendo o diagnóstico, realização de exames, prescrição e avaliação destes pacientes, além da suspensão do tratamento, quando necessária. A SESA-CE é responsável pelo fornecimento do medicamento benzonidazol produzido pelo Laboratório farmacêutico de Pernambuco (LAFEPE) na forma de comprimidos de 100mg.
O serviço é dividido em diversos atendimentos, de forma a contemplar todo o tratamento do pacientes e estender o acompanhamento durante os anos pós-tratamento.
- 1º Atendimento: Neste atendimento é realizado o acolhimento inicial do paciente, que dessa forma, é apresentado ao serviço e é então informado sobre diversos aspectos da doença e do tratamento com benzonidazol. Caso concorde em participar do serviço, os pacientes são convidados a assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). São preenchidas a Ficha de Seguimento Farmacoterapêutico e uma ficha de avaliação da qualidade de vida do paciente, a SF-36. O próximo passo é a dispensação do benzonidazol, levando-se em consideração as limitações farmacoterápicas, bem como, as necessidades do paciente. Neste momento, os pacientes recebem a Ficha de Monitoramento de Efeitos Indesejáveis ao Benzonidazol, e são orientados a como preenchê-la devidamente. Por fim, são realizadas coletas de sangue para que exames hematológicos, bioquímicos e sorológicos sejam realizados.
- 2º Atendimento: Este se dá na metade do período de tratamento, o qual geralmente é de 30 dias, a não ser em pacientes que necessitam estender o período de tratamento por exceder a dose máxima diária de 300mg, devido ao peso. Neste atendimento, é recebida a Ficha de Monitoramento de Efeitos Indesejáveis ao Benzonidazol. As intervenções com relação à primeira etapa geralmente ocorrem neste atendimento ou antes, caso o paciente então entre em contato com o serviço ou retorne antes do dia agendado para atendimento. São ainda aplicados o Questionário Sobre Adesão E Reações Indesejáveis e uma nova ficha de qualidade de vida, SF-36. São realizadas novas coletas de sangue e a dispensação do medicamento referente a segunda e última etapa de tratamento, bem como a entrega de uma nova Ficha de Monitoramento de Efeitos Indesejáveis.
- 3º Atendimento: Este é muito semelhante ao segundo atendimento. As diferenças encontram-se na ausência da dispensação de medicamento (uma vez que o tratamento já foi encerrado) e o paciente não recebe mais a ficha de Ficha de Monitoramento de Efeitos Indesejáveis ao Benzonidazol.
- 4º atendimento: Ocorre 4 meses após o terceiro atendimento, ou seja, após o término do tratamento com benzonidazol. Novas coletas são realizadas e o paciente é avaliado com a ficha de qualidade de vida. Os pacientes são orientados com relação a hábitos de vida e medicamentos, caso façam uso de algum.
- 5º e demais atendimentos: O quinto e os demais atendimentos são semelhantes ao 4º, com diferença apenas do tempo entre os atendimentos. O quinto ocorre 6 meses após o quarto, fechando assim o primeiro ano de acompanhamento. Os demais ocorrerão após um ano do último atendimento.
1º Simpósio cearense em doença de chagas
1º Simpósio cearense em doença de chagas Comemoração aos 10 anos do Serviço de Atenção Farmacêutica da
Universidade Federal do Ceará aos portadores de doença de Chagas
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